ago 28, 2020

A importância do medicamento fitoterápico no combate à depressão e ansiedade

O combate à depressão e ansiedade é um assunto sério! E com um cenário tão negativo que estamos enfrentando durante a pandemia do novo coronavírus, essa doença torna-se ainda mais preocupante na sociedade brasileira.

Segundo o último relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2017, o Brasil é o país com a maior dominância de pessoas com transtorno de ansiedade do mundo e ocupa o quinto lugar em relação à depressão.

Por isso, é fundamental conscientizarmos a população sobre a doença, prevenindo e tratando seus efeitos.

O que é depressão?

Conhecida como transtorno depressivo, essa doença é caracterizada como uma condição em que as pessoas apresentam humor deprimido ou a perda de interesse em atividades, prejudicando significativamente o dia a dia.

As causas possíveis incluem uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais de angústia. A sensação persistente de tristeza pode levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais, como alterações no sono, apetite, nível de energia, concentração, comportamento diário ou autoestima.

A base do tratamento geralmente inclui medicamentos, psicoterapia ou uma combinação dos dois.

O que é ansiedade

Já a ansiedade pode ser caracterizada pela preocupação intensa, excessiva, persistente e medo de situações cotidianas. Como sintomas, podem ocorrer frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço.

Aqui, vale lembrar que a ansiedade, propriamente dita, é normal e pode acontecer com qualquer pessoa. Ela apenas será considerada uma doença, quando os sentimentos se tornam excessivos, obsessivos e interferirem na vida cotidiana.

Como opções para auxiliar no tratamento temos: a prática de atividade física, uma dieta saudável, sono regular, exercícios de relaxamento e o uso de medicamentos fitoterápicos.

O que são medicamentos fitoterápicos?

Os fitoterápicos podem ser caracterizados como remédios derivados e reproduzidos a partir de vegetais ou plantas consideradas medicinais. Eles são extremamente seguros, reconhecidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e passam pelos mesmos controles e estudos clínicos que outros medicamentos tradicionais.

Por isso, vale destacar que, assim como qualquer outro medicamento, o uso incorreto ou excessivo dos fitoterápicos também pode causar danos à saúde. Por isso, é fundamental sempre procurar orientação médica.

Ao longo dos anos, o uso do medicamento fitoterápico tem se tornado extremamente comum entre a população. Ele está crescendo cada vez mais como alternativa de tratamento para diversas doenças e já apresentou ser capaz no combate à depressão e ansiedade.

Os ativos que têm apresentado excelentes resultados são: melissa, valeriana e passiflora. Veja abaixo um pouquinho mais sobre cada um deles.

  • Melissa

Também conhecida como Erva Cidreira, esse calmante natural é indicado em caso de insônia, ansiedade, palpitações, abatimento nervoso e melancolia. A Melissa possui uma ação sedativa, eupéptica, espasmolítica, além de digestiva, atuando como coadjuvante no tratamento de afecções do estômago, gases e cólicas intestinais.

A sugestão de dose desse medicamento é de 100 mg a 500 mg de 1 a 2 vezes ao dia.

  • Valeriana

A valeriana, também conhecida como erva dos gatos, é uma planta medicinal nativa da América do Norte e Europa. Após muitos estudos, foi comprovada a eficácia do uso de valeriana no combate à depressão e ansiedade, sendo, hoje, muito utilizada como medicamento fitoterápico.

Ela possui ação sobre o sistema nervoso central e antiespasmódica, sendo indicada também para casos de insônia, irritabilidade, neurastenia, angústia, histeria de fundo nervoso, palpitações nervosas, gastralgias de origem nervosa e distúrbios da menopausa.

A sugestão de dose da valeriana é de 100 mg a 400 mg ao dia.

  • Passiflora

Conhecida por sua ação calmante natural, a passiflora é a flor do maracujá. O seu uso é comum entre pessoas que procuram produtos naturais para o combate à depressão e ansiedade. Esse uso se dá graças à grande presença de saparinas, substância que age no sistema central e ajuda a criar a sensação de relaxamento.

Ela possui ação sedativa e antiespasmódica, podendo ser utilizada também como sedativo e hipnótico em casos de distúrbios do sono, excitação nervosa, nevralgias, neurastenia e perturbações nervosas na menopausa.

A sugestão de dose desse medicamento fitoterápico é de 50 mg a 500 mg de 1 a 2 vezes ao dia.

E aí, gostou desse material? Você pode encontrar esses medicamentos fitoterápicos nas melhores farmácias de manipulação, mas sempre devemos lembrar que o mais indicado é passar em uma consulta com um especialista, caso você apresente os sintomas.

Grupo Herva’s Pharmácias

O Grupo Herva’s são farmácias de manipulação que, há mais de 30 anos, elabora medicamentos fitoterápicos de máxima qualidade e segurança. Graças ao nosso constante aprimoramento técnico, aliado à estrutura laboratorial, garantimos aos processos de fabricação de fórmulas magistrais e aos profissionais envolvidos, total segurança e qualidade.

Entre em contato conosco e fale com uma de nossas farmacêuticas. Até a próxima. (:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Imagem1.png

Leia também:

Ubiquinol: para que serve, quais os seus benefícios e onde encontrar

Manchas e melasma na pele: como tratar, quais os cuidados e procedimentos

jul 22, 2020

Ubiquinol: para que serve, quais os seus benefícios e onde encontrar

Você já ouviu falar do Ubiquinol? Sabe para o que serve? Quais os seus benefícios, onde podemos encontrar e qual a melhor forma de adquirir? Se a resposta for não, fique tranquilo! No texto de hoje o Grupo Herva’s separou todas as informações dessa substância indispensável para o nosso organismo!

Acompanhe o texto abaixo e tenha uma ótima leitura!

Para que serve o Ubiquinol?

O Ubiquinol, também conhecido como Coenzima Q-10 na sua forma reduzida, é um composto natural produzido pelo nosso corpo que auxilia na produção de energia e na reconstrução das células, sendo um nutriente essencial para a proteção do coração, do cérebro e das hemácias.

Por ser extremamente sensível a oxidação, este tem um alto poder antioxidante nas mitocôndrias e membranas lipídicas, eliminando os radicais livres. Como neuroprotetor, ele intervém como suporte do metabolismo energético ao nível da mitocôndria, do músculo cardíaco e do tecido cerebral. Além disso, tem a propriedade de ajudar as mitocôndrias a converter as gorduras e os açúcares em adenosina trifosfato, a principal fonte de energia do nosso corpo.

Possui uma ação protetora das hemácias e combate a sua diminuição durante o uso prolongado das estatinas, o que resulta em esgotamento ou envelhecimento celular acelerado do coração e cérebro.

O Ubiquinol é a única enzima antioxidante lipofílica que as células são capazes de sintetizar e para que existam mecanismos enzimáticos apropriados para regenerar a forma reduzida. Ele atua com grandes propriedades em Doenças Neurodegenerativas, como ELA – Esclerose Amiotrófica Lateral, Alzheimer e Parkinson.

Benefícios do Ubiquinol

O Ubiquinol está relacionado à melhora do rendimento físico, sendo extremamente importante no processo de produção de energia e vasodilatação, já que ele é capaz de impulsionar o transporte de oxigênio e nutrientes para o músculo.

Além disso, por ser um composto presente em todas as células do nosso organismo, também atua na regulação do crescimento, na diferenciação celular, tem poder anti-inflamatório, antioxidante, ajuda na prevenção da insuficiência cardíaca e no controle do colesterol e triglicéride.

Segundo um estudo, realizado em 2018, em 80 mulheres iranianas, todas com diabetes tipo 2, analisou-se resultados significativos de redução das taxas de glicose no sangue das pacientes. Esse estudo pode ser encontrado na Biblioteca Nacional de Medicina.

Onde podemos encontrar?

O Ubiquinol pode ser encontrado normalmente em nosso organismo. Porém, após os 30 anos, sua produção diminui e o consumo da substância é interessante para manter o funcionamento saudável do organismo.

Alguns alimentos ricos em coenzima Q10 são:

  • Nozes;
  • Brócolis;
  • Couve;
  • Espinafre;
  • Laranja;
  • Abacate;
  • Amendoim;
  • Peixe;
  • Carne;
  • Tofu;
  • Pão integral;
  • Soja;
  • Cereais integrais.

Outra opção é optar pelos medicamentos manipulados que servem como suplemento da substância. Isso porque, a coenzima Q10 obtida dos alimentos não é altamente absorvida pelo organismo. Dessa forma, o ideal para manter os níveis equilibrados em nosso organismo é recorrer à suplementação.

A concentração recomendada é de 100mg a 300mg ao dia e o consumo pode ser feito através de cápsulas, sendo ideal ingerir próximo a refeição. Você pode encontrar o Ubiquinol nas melhores farmácias de manipulação, mas o mais indicado é sempre passar em uma consulta com um especialista antes de comprar o medicamento.

Grupo Herva’s Pharmácias

O Grupo Herva’s são farmácias de manipulação que, há mais de 30 anos, elabora medicamentos manipulados de máxima qualidade e segurança. Graças ao nosso constante aprimoramento técnico, aliado à estrutura laboratorial, garantimos aos processos de fabricação de fórmulas magistrais e aos profissionais envolvidos, total segurança e qualidade.

Entre em contato conosco e fale com uma de nossas farmacêuticas. Até a próxima. (:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Imagem1.png

Leia também:

Manchas e melasma na pele: como tratar, quais os cuidados e procedimentos

Conheça 05 manipulados para o tratamento capilar

jun 17, 2020

Manchas e melasma na pele: como tratar, quais os cuidados e procedimentos

O melasma na pele é um problema enfrentado por muitos brasileiros, que acaba incomodando e afetando a autoestima da pessoa que a desenvolve. Hoje em dia, existem diversos procedimentos que auxiliam no tratamento dessa condição, favorecendo a recuperação da pele.

No artigo de hoje, o Grupo Herva’s separou as principais informações sobre o assunto, como causas, sintomas, tipos e como cuidar corretamente dessa mancha na pele. Dá só uma olhadinha!

O que é melasma?

De forma resumida, o melasma na pele é uma mancha escura, geralmente da cor marrom, que surge na área do rosto (bochecha, testa e buço) e em outros lugares do corpo, como braços, pescoço e colo. As mulheres são muito mais propensas do que os homens a desenvolver essa condição.

Podemos classificar o melasma em três tipos:

Melasma epidérmico: fator em que as manchas se instalam apenas na epiderme (primeira camada da pele).

Melasma dérmico: fator em que as manchas atingem a camada mais profunda da pele, a derme, localizada entre a epiderme e a hipoderme.

Melasma misto: fator em que as manchas afetam tanto a epiderme quanto a derme.

Principais causas

Apesar da causa do melasma na pele ainda ser desconhecida, existem alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento da condição. São eles:

• Exposição solar sem proteção: os raios ultravioletas aumentam a produção de melanina, refletindo em manchas na pele. Por isso, recomenda-se sempre utilizar o protetor solar, mesmo em dias com pouco sol.

• Luz visível: apesar de parecer inofensiva, a luz visível (também conhecida como luz azul) é capaz de causar manchas na pele, acelerar o envelhecimento cutâneo e ainda influenciar no aparecimento do câncer de pele.

Hormônios na gravidez: as alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez favorecem a liberação de melanina e o desenvolvimento de melasma na pele do rosto.

Pílula anticoncepcional: assim como na gravidez, alguns hormônios encontrados nas pílulas anticoncepcionais podem estimular o aparecimento da melasma na pele.

Como prevenir?

Sabendo que os fatores hormonais são difíceis de controlar, a melhor maneira de prevenir o melasma na pele é sempre utilizar o filtro solar, com FPS de no mínimo 30, mesmo que for ficar em ambientes fechados.

Além disso, uma ótima dica é optar por protetor solar com cor. Ele, além de proteger contra os raios UV, também funciona como barreira para a luz visível, vinda das lâmpadas e aparelhos eletrônicos.

Evite exposição excessiva ao sol, ao calor e resfrie a pele sempre que puder. Utilize chapéus e outros acessórios que também bloqueiam parte dos raios solares, funcionando como proteção física.

Como tratar?

Existem diversas formas de tratar o melasma na pele e reduzir as manchas. Os peelings clareadores e lasers, por exemplo, são ótimas alternativas para o tratamento e muito eficazes, principalmente durante o inverno, já que neste período, o sol não está tão próximo da Terra.

Além disso, existem diversas fórmulas manipuladas que auxiliam no tratamento, como o Ácido Tranexâmico, Nopigmerin, Alfa Arbutin, Citrolumine, entre outros. Esses medicamentos podem ser encontrados nas melhores farmácias de manipulação, mas sempre devem ser indicados após uma consulta com um especialista na área.

Grupo Herva’s Pharmácias

O Grupo Herva’s é uma farmácia de manipulação que, há mais de 30 anos, elabora medicamentos manipulados de máxima qualidade e segurança. Graças ao nosso constante aprimoramento técnico, aliado à estrutura laboratorial, garantimos aos processos de fabricação de fórmulas magistrais e aos profissionais envolvidos, total segurança e qualidade.

Entre em contato conosco e fale com uma de nossas farmacêuticas! Até a próxima. (:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Imagem1.png

Leia também:

Conheça 05 manipulados para o tratamento capilar

Vitamina K2: conheça os seus principais benefícios

jun 10, 2020

Conheça 05 manipulados para o tratamento capilar

A queda de cabelo é um problema enfrentado por muitos homens e mulheres. Diversos são os fatores que causam esta perda, como herança genética, alimentação pobre em certas vitaminas, estresse, distúrbios hormonais e emocionais, entre outros. Por isso, o tratamento capilar é uma ótima alternativa para solucionar esse distúrbio.

Hoje em dia, existem diversas opções de tratamento. Os que mais se destacam no mercado são os manipulados, graças a sua alta eficácia na recuperação capilar.

Pensando nisso, o Grupo Herva’s separou 05 fórmulas manipuladas excelentes para o seu cabelo. Veja abaixo!

  • Minoxidil

O Minoxidil é o manipulado mais clássico e antigo para o tratamento capilar. Essa fórmula estimula a microcirculação em torno do folículo piloso, promovendo o crescimento dos fios de cabelo. Ele deve ser aplicado em gotas todas as noites antes de dormir.

Dose usual: de 1 a 5%.

  • Finasterida

Outro manipulado muito eficiente para o tratamento capilar é a Finasterida. Esse medicamento atua bloqueando a conversão da testosterona em DHT, hormônio androgênico responsável pela principal causa da calvície masculina.

Além disso, lembrar que a Finasterida não tem afinidade pelo receptor androgênico e não altera os níveis de testosterona. Em média, ela é capaz de reduzir em 70 a 80% o nível de DHT no couro cabeludo.

Dose usual: Tópico 0,5% a 2% via oral 1mg a 5mg/dia.

  • Auxina Tricógena

A Auxina Tricógena é um extrato hidroalcoólico encontrado nas plantas nativas do continente europeu, que apresentam ação tônica e nutritiva para o bulbo capilar. Ela é utilizada no tratamento da alopécia, prevenção da queda dos cabelos e em alterações do crescimento da barba e dos cílios.

Dose usual: de 8 a 15%.

  • Latanoprosta

No início, a Latanoprosta surgiu como uma solução ótica para controlar o glaucoma e a hipertensão ocular. Porém, estudos mostraram que durante o seu tratamento, houve um aumento significativo da densidade capilar, apresentando um crescimento tanto de pelos terminais, quanto de pelos velus.

Esse resultado fez com que muitos especialistas pesquisassem sobre o caso, a fim de comercializar o produto. Logo em seguida, o Latanoprosta tornou-se uma ótima alternativa para o tratamento capilar e crescimento estético dos cílios.

Hoje em dia, diversos dermatologistas recomendam o remédio manipulado, pois ele atua no estímulo dos folículos capilares, aumentando a densidade, o número de fios e sua pigmentação.

Ele é apresentado na forma de espuma e pode ser aplicado nos seguintes casos: alopecia androgenética (feminina e masculina), alopecia areata, eflúvio anágeno e eflúvio telógeno.

Sugestão de dose: 0,005%.

  • Hair Active

Ativo extraído do tremoço (Lupinus albus) e rico em peptídeos glutaminados, oligoelementos (Zn, Cu e Fe) e vitaminas (PP ou B3 e B5), o Hair Active é um manipulado para o tratamento capilar que reduz a velocidade da queda dos cabelos e age nos 03 principais fatores que controlam o ciclo capilar: balanço hormonal, sistema vascular e metabolismo celular.

Esse medicamento é indicado para favorecer o crescimento capilar, melhorar a resistência e devolver a densidade capilar ao seu nível normal.

Como você pode perceber, existem diversos manipulados para queda de cabelo, cada um com sua eficácia.

Para determinar o tratamento capilar mais adequado, a pessoa deve comparecer em um dermatologista que irá diagnosticar o motivo da queda e quais vitaminas, produtos ou remédios mais adequados para cada situação.

O Grupo Herva’s é uma farmácia de manipulação que, há mais de 30 anos, elabora medicamentos manipulados de máxima qualidade e segurança. Entre em contato conosco e fale com uma de nossas farmacêuticas! Até a próxima. (:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Imagem1.png

Leia também:

Vitamina K2: conheça os seus principais benefícios

Coronavírus: descubra as principais vitaminas e medicamentos manipulados para aumentar a imunidade

abr 21, 2020

Vitamina K2: conheça os seus principais benefícios

A vitamina K2, também conhecida como Menaquinona, é uma subclasse da vitamina K. Ela trabalha ativamente em nosso organismo, auxiliando no bom funcionamento do corpo.  

Dentre suas funções, podemos destacar a manutenção da saúde dos ossos e também do sistema cardiovascular, uma vez que direciona o uso correto do cálcio pelo nosso sistema.

Benefícios da vitamina K2

Como mencionamos, a Menaquinona está relacionada com o transporte de cálcio de dentro do nosso organismo. Diante disso, ela apresenta diversos benefícios para a saúde humana, como:

• Regula os níveis de cálcio nos ossos e artérias;

• Auxilia na construção de ossos fortes;

• Previne fraturas ósseas;

• Ajuda na circulação sanguínea;

• Melhora a saúde vascular;

• Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

Onde podemos encontrar?

A vitamina K2 é produzida dentro do nosso intestino, através da fermentação bacteriana. Ela também pode ser encontrada na maior parte dos vegetais e das hortaliças, como:

• Couve manteiga;

• Espinafre;

• Couve flor;

• Pepino;

• Repolho;

• Brócolis;

• Pimentão;

• Entre outros.

Além disso, é comum utilizar suplementos da vitamina para suprir sua necessidade no organismo. Isso porque, sua produção acaba se tornando cada vez menor com o passar dos anos.

Onde comprar?

A vitamina K2 pode ser comprada como suplemento nas melhores farmácias de manipulação. Esses são oferecidos em forma de cápsula, gota ou injetável.

O Grupo Herva’s é especialista no assunto e, há mais de 30 anos, elabora medicamentos manipulados de máxima qualidade e segurança. Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas! Até a próxima. (:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Imagem1.png

Leia também:

– Coronavírus: descubra as principais vitaminas e medicamentos manipulados para aumentar a imunidade

Doenças Cardiovasculares: atenção aos hábitos

iposts