Manchas e melasma na pele: como tratar, quais os cuidados e procedimentos

Manchas e melasma na pele: como tratar, quais os cuidados e procedimentos

O melasma na pele é um problema enfrentado por muitos brasileiros, que acaba incomodando e afetando a autoestima da pessoa que a desenvolve. Hoje em dia, existem diversos procedimentos que auxiliam no tratamento dessa condição, favorecendo a recuperação da pele.

No artigo de hoje, o Grupo Herva’s separou as principais informações sobre o assunto, como causas, sintomas, tipos e como cuidar corretamente dessa mancha na pele. Dá só uma olhadinha!

O que é melasma?

De forma resumida, o melasma na pele é uma mancha escura, geralmente da cor marrom, que surge na área do rosto (bochecha, testa e buço) e em outros lugares do corpo, como braços, pescoço e colo. As mulheres são muito mais propensas do que os homens a desenvolver essa condição.

Podemos classificar o melasma em três tipos:

Melasma epidérmico: fator em que as manchas se instalam apenas na epiderme (primeira camada da pele).

Melasma dérmico: fator em que as manchas atingem a camada mais profunda da pele, a derme, localizada entre a epiderme e a hipoderme.

Melasma misto: fator em que as manchas afetam tanto a epiderme quanto a derme.

Principais causas

Apesar da causa do melasma na pele ainda ser desconhecida, existem alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento da condição. São eles:

• Exposição solar sem proteção: os raios ultravioletas aumentam a produção de melanina, refletindo em manchas na pele. Por isso, recomenda-se sempre utilizar o protetor solar, mesmo em dias com pouco sol.

• Luz visível: apesar de parecer inofensiva, a luz visível (também conhecida como luz azul) é capaz de causar manchas na pele, acelerar o envelhecimento cutâneo e ainda influenciar no aparecimento do câncer de pele.

Hormônios na gravidez: as alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez favorecem a liberação de melanina e o desenvolvimento de melasma na pele do rosto.

Pílula anticoncepcional: assim como na gravidez, alguns hormônios encontrados nas pílulas anticoncepcionais podem estimular o aparecimento da melasma na pele.

Como prevenir?

Sabendo que os fatores hormonais são difíceis de controlar, a melhor maneira de prevenir o melasma na pele é sempre utilizar o filtro solar, com FPS de no mínimo 30, mesmo que for ficar em ambientes fechados.

Além disso, uma ótima dica é optar por protetor solar com cor. Ele, além de proteger contra os raios UV, também funciona como barreira para a luz visível, vinda das lâmpadas e aparelhos eletrônicos.

Evite exposição excessiva ao sol, ao calor e resfrie a pele sempre que puder. Utilize chapéus e outros acessórios que também bloqueiam parte dos raios solares, funcionando como proteção física.

Como tratar?

Existem diversas formas de tratar o melasma na pele e reduzir as manchas. Os peelings clareadores e lasers, por exemplo, são ótimas alternativas para o tratamento e muito eficazes, principalmente durante o inverno, já que neste período, o sol não está tão próximo da Terra.

Além disso, existem diversas fórmulas manipuladas que auxiliam no tratamento, como o Ácido Tranexâmico, Nopigmerin, Alfa Arbutin, Citrolumine, entre outros. Esses medicamentos podem ser encontrados nas melhores farmácias de manipulação, mas sempre devem ser indicados após uma consulta com um especialista na área.

Grupo Herva’s Pharmácias

O Grupo Herva’s é uma farmácia de manipulação que, há mais de 30 anos, elabora medicamentos manipulados de máxima qualidade e segurança. Graças ao nosso constante aprimoramento técnico, aliado à estrutura laboratorial, garantimos aos processos de fabricação de fórmulas magistrais e aos profissionais envolvidos, total segurança e qualidade.

Entre em contato conosco e fale com uma de nossas farmacêuticas! Até a próxima. (:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Imagem1.png

Leia também:

Conheça 05 manipulados para o tratamento capilar

Vitamina K2: conheça os seus principais benefícios

Deixe um comentário

iposts