Emagrecimento e redução de gorduras

O processo de emagrecimento envolve vários fatores, cujas principais motivações estão diretamente relacionadas à saúde e ao bem-estar.

Emagrecer é perder gordura corporal, isso significa diminuir o tecido adiposo. Perder peso, por outro lado, é simplesmente diminuir os quilos, o que pode resultar também na perda de massa magra durante esse processo.

O acúmulo de gordura corpórea pode levar a obesidade. O ganho de peso ocorre quando o consumo calórico é maior que seu gasto diário. Fatores diversos podem favorecer as chances de um indivíduo se tornar obeso, como alimentação incorreta com consumo excessivo de alimentos processados, com baixo valor nutricional e excesso de açúcar e sódio, sedentarismo, genética, uso de determinados medicamentos que por exemplo pode causar retenção de líquido, distúrbios hormonais como hipotireoidismo e aumento dos níveis de cortisol, problemas psicológicos como a depressão e a ansiedade, dentre outros fatores.

A obesidade pode causar consequências físicas, psicológicas e sociais e colocar em risco a qualidade de vida do indivíduo e predispor a demais doenças oportunistas.  Junto do ganho de peso, aumentam também os níveis de gordura no sangue, de glicemia e da pressão sanguínea, responsáveis pelas comorbidades como: diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, doenças articulares e cardíacas, alterações do sono, dentre outras.

Importante ressaltar que nem todas as consequências da obesidade para a saúde surgem em um mesmo indivíduo ou de uma só vez. Por isso, o acompanhamento com um profissional de saúde periodicamente, são atitudes indispensáveis para evitar complicações.

É recomendável uma dieta e exercícios físicos para auxiliar no emagrecimento, bem como, mudanças no estilo de vida e hábitos alimentares.

 

Ativos que podem auxiliar no emagrecimento e redução de gordura

 

  • Cactin
  • Cassialamina
  • Chitosan
  • Citrus aurantium
  • Faseolamina
  • Garcínia Cambogia
  • Green tea
  • Gymnema sylvestris
  • InSea
  • Irvingia gabonensis
  • Morosil
  • Okralin
  • Picolinato de cromo
  • Picnogenol

 

Cactin:  possui efeito antioxidante e diurético sem a perda dos minerais essenciais para a saúde. Conhecido como “Drenagem Linfática em Cápsulas”, o ativo extraído do fruto do cacto Opuntia fícus-indica auxilia na eliminação de líquidos e na sensação de inchaço, estimula o sistema linfático acelerando o processo de eliminação de resíduos e toxinas acumulados no organismo. Também contribui para a redução significativa do peso e auxilia no combate à celulite.

 

Cassialamina: leguminosa que contém flavonóides, sendo o mais potente um inibidor da lípase, o triidroxiflavano catequina. Reduz a pressão sanguínea, os níveis de colesterol sérico, ácido úrico e glicemia, sendo indicado para todas as dietas de emagrecimento.

 

Chitosan: biopolímero do tipo polissacarídeo que possui uma estrutura molecular quimicamente similar à fibra vegetal chamada celulose, adsorve as gorduras durante a digestão, formando uma esponja de gordura, de baixa digestibilidade. No intestino, a esponja de gordura é solidificada e eliminada pelas fezes, sem ser aproveitada pelo organismo. Apresenta uma capacidade de diminuir o colesterol LDL mantendo o colesterol HDL. É conhecido também como um antiácido, para o controle de pressão alta, para prisão de ventre e para redução de ácido úrico no sangue.

 

Citrus Aurantium: extrato seco do fruto imaturo com no mínimo 6% de sinefrina. Propriedades termogênicas no tratamento coadjuvante da obesidade. Promove a perda de peso; Ansiolítico natural; Sedativo leve; Gasto calórico; Aumento do nível energético; Aumento da lipólise.

 

Faseolamina: glicoproteína que inibe a alfa-amilase (enzima responsável pela conversão de carboidratos em glicose), impedindo a absorção de uma parte dos carboidratos. O resultado é a redução dos níveis de açúcares e de calorias associadas a eles, bem como a redução das reservas de gordura. Auxiliar na perda de peso.

 

Garcínia: Importante princípio ativo, o ácido hidroxicítrico (inibidor da síntese dos ácidos graxos, por diminuir o fornecimento de acetil-coenzima A no metabolismo celular, por inibição competitiva da enzima citratoliase pelo ácido hidroxicítrico;). Aumenta a queima de gordura pela redução dos níveis de malonil-coenzima A, que ativa a enzima carnitina acetiltransferase. Ação sobre o fluxo metabólico, resultante do desvio de carboidratos da dieta e seus metabólitos da síntese lipídica.

 

Green Tea: os polifenóis do chá verde, tem demonstrado propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, termogênicas e diuréticas. Atua na remoção do excesso de radicais livres, na inibição do citocromo P450 e metabolismo do ácido araquidônico.

 

Gymnema: Melhora a sensibilidade do organismo à insulina e corrigindo a resistência a ela. Pode reduzir a gordura corporal e aumentar a termogênese, mecanismo auxiliar no controle de peso. “Efeito redutor do sabor doce”. Tem ação hipoglicemiante, antidiabética e adaptogênica. Capaz de reduzir a concentração de glicose (glicemia), mediada por estímulos direto à liberação de insulina ou estímulo de um ou mais hormônios entéricos responsáveis pelos sinais insulinogênicos, promovendo assim, conseqüente liberação de insulina.

 

InSea: combinado dos polifenóis de Ascophyllum nodosum e Fucus vesiculosus, padronizado em florotaninos, que tem a capacidade de inibir a atividade da a-glucosidase e da a-amilase, reduzindo a digestão e assimilação de amido e açúcar, a resposta glicêmica normal que segue uma refeição, bem como o pico de insulina associada, e ajuda a manter a sensibilidade à insulina saudável.

 

Irvingia Gabonensis: elaborada a base de sementes de uma árvore africana, auxilia no tratamento da obesidade, diabetes e pressão sanguínea sistólica. Auxilia na queima de gorduras. Conta também com uma ação laxativa, devido sua quantidade de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino e proporcionam uma sensação de saciedade.

 

Morosil: extrato do suco de laranja Moro original, rico em Antocianinas, ácidos hidroxicinâmicos, flavononas e ácido ascórbico, que atuam em sinergia contribuindo para o aumento da lipólise e diminuição da adipogênese, conduzindo a redução da expansão do tecido adiposo e do tamanho dos adipócitos. Também colabora no cuidado da esteatose hepática, além de aumentar a oxidação de gorduras.

 

Okralin: obtido através do processamento da okra, também conhecido como quiabo, cultivado na Tunísia. Possui uma formula padronizada em 10% de fibras solúveis, sendo composto pela pectina (ramnogalacturonan-I) do quiabo associado a inulina e ácido cítrico, que atuam de forma sinérgica na redução da absorção da gordura presente nos alimentos. Okralin se liga a gordura presente nos alimentos, formando um gel que impede sua digestão pelas enzimas intestinais e, consequentemente, sua absorção. Dessa forma, a gordura será eliminada naturalmente nas fezes, sem causar desconfortos.

 

Picolinato de Cromo: Participa na regulação da glicemia, estimula o aumento de receptores de insulina na membrana plasmática e ainda está envolvido no mecanismo de redução dos níveis de colesterol LDL.

 

Picnogenol: Ação antioxidante, Anti-inflamatória. Melhora do perfil lipídico reduzindo LDL e aumentando HDL. Melhora do perfil glicêmico e auxiliar no tratamento da síndrome metabólica.

 

Saffrin: padronizado em safranal e extraído do estigma do açafrão, por inibir a receptação de serotonina e modular o cortisol, contribui para a redução da ansiedade e vontade de consumir doces e carboidratos.

 

 

ADVERTÊNCIAS:

Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional

Fale com seu médico, farmacêutico ou demais profissionais da saúde legalmente habilitados.

 

CONTATO