Medicina Esportiva

Energia & Desempenho & Performance

 

A prática de atividades físicas associadas a uma alimentação equilibrada traz excelentes resultados.

Pessoas que treinam como atletas ou praticantes de exercícios intensos, também podem precisar complementar a alimentação diária com uso de suplementos, nutracêuticos, e, principalmente proteínas e aminoácidos, entre outros.

 

A nutrição esportiva entra em campo com forca total para que atletas possam extrair o máximo de suas potencialidades na prática esportiva e em competições. Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas e são cruciais para a função muscular e aumento da massa muscular.

As classes de substâncias mencionadas aqui, tornam-se importantes aliadas para aumento de performance física e saúde dos atletas e visam:

  • Aumento da performance – foco, resistência e aumento da massa muscular;
  • Aumento da liberação de óxido nítrico;
  • Acelerar a queima de gordura;
  • Recuperação e aumento de energia cardíaca e condicionamento físico;
  • Aumento da produção de energia ATP;
  • Acelerar a recuperação do músculo e evitar o catabolismo muscular;
  • Modular ou reduzir a inflamação.

 

Principais classes utilizadas:

 

Aminoácidos: traz benefícios para o rendimento esportivo, melhora a recuperação muscular, melhora do sistema imune.

Lipolíticos e Termogênicos: indicados para aumentar o gasto energético do organismo, estimulando a queima de gordura como fonte de energia para o organismo.

Antioxidantes: compostos por vitaminas, minerais ou outros componentes que ajudam a reduzir os danos causados pelos radicais livres ao organismo, que em excesso podem ser prejudiciais. E demais ativos com funções importantes na terapia. 

 

 

Alguns dos ativos podem auxiliar na medicina esportiva

 

  • Alfa GPC (alfa-glicerilfosforilcolina)

 

Importante ativo na suplementação esportiva. Aumenta o desempenho muscular e facilita seu desenvolvimento; Maior resistência e explosão muscular nos exercícios físicos.

Alfa GPC, fosfolipídeo derivado da fosfatidilcolina é um precursor da acetilcolina de maior biodisponibilidade sob a forma de fosfolipídio para hipertrofia muscular. Capacidade em aumentar a produção do hormônio do crescimento e aumentar a produção de energia. Facilita a síntese e liberação de acetilcolina pelo organismo resultando em maior facilidade de desenvolvimento muscular frente aos exercícios físicos, maior resistência e explosão muscular, melhora da função cognitiva.

 

  • Gamma Oryzanol

 

Alternativa natural para esteróides anabólicos; Aumenta a força muscular, tamanho e definição muscular; Reduz a sensação de dor; Reduz os níveis de colesterol.

É um dos quatro isômeros derivados do oryzanol (esterol vegetal), é o extrato do óleo de farelo de arroz. Sugere-se que possui os mesmos efeitos dos esteróides anabólicos, contudo não é um anabólico por não ser convertido em testosterona pelo organismo. É mais efetivo como um suplemento antioxidante por neutralizar a liberação dos radicais livres durante o exercício intenso. A teoria sobre a suplementação de gamma oryzanol é o efeito que essa substância tem no sistema hormonal do corpo, especialmente a habilidade para aumentar os níveis de testosterona. Gamma oryzanol é também conhecido por estimular o hipotálamo a liberar o hormônio do crescimento (GH), que estimula o organismo a produzir o (hGH). Pode também desenvolver efeitos nas endorfinas (responsáveis pelo efeito de bem estar). Endorfinas são liberadas durante o exercício e ajudam a reduzir o sentimento de fadiga. Atletas que sentem menos fadiga estão aptos a um treino de longa duração.

Dose recomendada: 100mg a 500mg por dia.

 

 

 

 

 

 

 

  • Palatinose

 

Promoção de energia e aceleração da oxidação lipídica; Auxiliar no controle glicêmico.

A Palatinose é um carboidrato branco, puro e cristalino, derivado da fonte natural de sacarose. É o único carboidrato funcional que é totalmente digerível e lentamente liberado. Palatinose fornece glicose de uma forma mais equilibrada, fornecendo assim energia prolongada. Além de ser de baixo índice glicêmico, baixo índice insulinêmico e saudável aos dentes, a Palatinose queima mais calorias provenientes de gordura sob a atividade física em comparação com outros carboidratos.

 

 

  • TURKESTERONA (Ajuga Turkestanica Extract )

 

Aumento de massa muscular; Aumento do desempenho físico; Melhora da função cardíaca.

Uma característica da Ajuga Turkestanica é a presença da turkesterona 11-α-hidroxila, que não foi observada em outras espécies do mesmo gênero. A Turkesterona promove a síntese de proteínas, mantém o metabolismo anabólico, aumenta massa muscular, enquanto diminui o tecido adiposo. O crescimento muscular é promovido através de melhorar a retenção de nitrogênio e também na metabolização de proteínas reduzindo o catabolismo e aumentando o anabolismo na síntese de proteínas por acelerar o processo de translocação. Após treinamento físico intenso, quando os níveis de testosterona se esgota, o corpo fica extremamente vulnerável a lesões musculares, TURKESTERONE age como um substituto da testosterona até que seus níveis se normalizem. Não existe, portanto, o catabolismo pós-treino e também inexiste a ruptura muscular. Ela incrementa a assimilação de proteínas resultando em força e ganho de massa magra.

 

 

  • Enxtra

 

Extraído da Alpinia galanga, Enxtra® é o primeiro e único ingrediente botânico livre de cafeína clinicamente comprovado na melhora do estado de alerta e foco por um período de até 5 horas – sem o efeito negativo da cafeína.

Enxtra® modula os níveis de dopamina, melhorando e dobrando a concentração e a disposição. Aumenta o foco e atenção por 5 horas. Similar à cafeína, Enxtra® bloqueia a ligação da adenosina aos seus receptores e estimula a liberaçãode dopamina. Entretanto, a cafeína promove a vasoconstrição a nível cerebral, o que acarreta na redução do fluxo sanguíneo, enquanto Enxtra® é responsável por promover a vasodilatação e, portanto, mantém o fluxo sanguíneo normal com ou sem a cafeína. A homeostase do fluxo sanguíneo evita o efeito de “cafeína crash” (efeito rebote).

 

  • RipFACTOR

 

RipFACTOR™ é uma combinação única de extratos naturais com efeitos significativos no tecido muscular e na performance esportiva. RipFACTOR™ apresenta na sua composição o extrato da flor de Sphaeranthus indicus e o extrato da casca da Mangifera indica (manga), padronizados em 7-hidroxi-frulanolida e mangiferina. Atua como um acelerador dos resultados iniciais do treino, e favorece o cutting e definição muscular.

Benefícios:

Acelera a adaptação inicial ao treino;

Previne Overtraining e estagnação dos resultados

As ações do RipFACTOR™ estão relacionadas ao metabolismo muscular envolvendo síntese proteica, proliferação celular, gasto de energia e aporte de oxigênio. RipFACTOR™ atua em:

Hipertrofia e aumento de força muscular: estimula a síntese proteica e proliferação das células musculares através da ativação da via de sinalização celular da mTOR;

Atenuação do catabolismo muscular: inibe a atividade do proteassoma 20S;

Melhora da capacidade de endurance: atenuação da atividade da NADPH oxidase,

complexo enzimático responsável pela produção de espécies reativas de oxigênio (ROS);

Vasodilatação: aumento da produção de óxido nítrico contribuindo para o aporte de nutrientes e oxigênio.

 

  • Betaína Base Anidra

 

A betaína, ou trimetilglicina, exerce atividade anti-inflamatória no organismo humano, além de regular o metabolismo energético e proteger as células do estresse ambiental.

Benefícios:

Promove o aumento da síntese de creatina, importante para a recuperação do ATP;

Induz o aumento dos níveis de óxido nítrico, aumentando o fluxo sanguíneo e o aporte de oxigênio e nutrientes no músculo esquelético;

Regula a hidratação e a temperatura celular;

Ativa a proteína quinase ativada por AMP (AMPK), modulando o metabolismo lipídico e a captação celular de glicose.

Com isso promove melhor desempenho, mais força e resistência e menos fadiga.

 

  • KIC & HMB

 

Alfa-cetoisocaproato de cálcio (KIC) e hidroxi-metilburato de cálcio (HMB Cálcio) são produtos intermediários da metabolização do aminoácido leucina – um importante modulador do metabolismo proteico.

Exerce efeito anabólico, Melhora o metabolismo energético e protege contra danos em membranas lipídicas.

Ações:

Ativa a via de sinalização mTOR e aumenta a expressão de IGF-1;

Inibe a degradação proteica mediada pelo sistema ubiquitina-proteassoma;

Aumenta a disponibilidade de ATP e glicogênio na musculatura esquelética;

Aumenta a biossíntese de colesterol e facilita a reconstrução de membranas celulares.

Benefícios:

Aumento de massa muscular, força e desempenho e menos gordura corporal.

 

  • D-Ribose

 

Monossacarídeo presente naturalmente em todas as células do organismo humano e envolvido em diferentes processos biológicos, incluindo a homeostase energética e a síntese de DNA, RNA, NADP e coenzima A.

Atua como um precursor de ATP no músculo esquelético.

Efeito Ergogênico: menos dor e dano muscular, maior desempenho físico e oxigenação nos tecidos.

 

 

  • Black Rice Extract

 

PADRONIZAÇÃO: 25% de cianidina-3-glicosideo.

C3G 25% – Reduz a gordura corporal e promove simultaneamente o ganho da massa muscular magra Black rice extract apresenta alto valor nutritivo de proteínas, minerais, fibras e antocianidinas.

Estudos comprovam que C3G possui resultados positivos na aceleração do metabolismo e na redução da gordura corporal, devido sua capacidade de ativar a oxidação de ácidos graxos. Além disso, C3G pode aprimorar o desempenho do exercício físico e produzir massa muscular magra.

Excelente ação anti-inflamatória e antioxidante

CONTATO